CENTRO HUWÃ KARU YUXIBU

Estão sendo construídos cozinha e salão de refeições; reformados os redários e construção de banheiros; melhora no paisagismo em torno destes espaços e incrementado o plantio de hortaliças. Este conjunto compõe – com a já existente Casa de Rezo – a estrutura necessária para alavancar a programação medicinal, cultural, gastronômica, turística e espiritual do Centro.

O Centro Huwã Karu Yuxibu pretende crescer em sua capacidade de atender as comunidades desaldeadas, jovens e famílias indígenas que buscam a cidade para o estudo, emprego ou atendimento médico, mas que muitas vezes passam a viver rem condições precárias na periferia. Pretende-se ainda avançar na restauração da floresta (incendiada poucos anos atrás).

 

Campo da Fartura - Instituto Alok (5)
Campos-da-Fartura-Instituto-Alok-04
Campo da Fartura - Instituto Alok (11)
Campos-da-Fartura-Instituto-Alok-05
Campo da Fartura - Instituto Alok (2)
Campo da Fartura - Instituto Alok (4)
Campos-da-Fartura-Instituto-Alok-03

 

Sobre o Centro Huwã Karu Yuxibu:

O Centro Huwã Karu Yuxibu foi fundado em agosto de 2015 pelo Cacique e Líder Espiritual Mapu Huni KuÎ e a produtora cultural Mirna Rosário, com o intuito de realizar o fortalecimento da Identidade cultural do povo Huni KuÎ.

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), os indígenas Huni Kuî, também conhecidos como Kaxinawá, habitam a fronteira brasileira-peruana na Amazônia ocidental. No Brasil, eles somam mais de 7.535 pessoas e vivem no Acre e sul do Amazonas, tendo aldeias nas regiões do Alto Juruá e Purus e no Vale do Javari.

Ajude participando desta Experiência