Instituto Fazendo História
O Instituto Fazendo História, fundado em 2005, sediado em São Paulo e com atuação em mais de dez Estados brasileiros, nasceu da percepção de que crianças e adolescentes afastados de suas famílias, morando temporariamente em serviços de acolhimento, precisam de um olhar e atendimento individualizado e profissional para que possam crescer e se desenvolver nessa etapa de suas vidas.
Com a missão colaborar com o desenvolvimento de crianças e adolescentes com experiência de acolhimento, a fim de fortalecê-los para que se apropriem e transformem suas histórias, o Instituto Fazendo História atua por meio dos seguintes programas: Fazendo Minha História, que forma e acompanha profissionais dos serviços de acolhimento e voluntários para o resgate e registro das histórias de vida de crianças e adolescentes, tendo a literatura como mediadora desse processo; o Formação Profissional, que capacita gestores, técnicos e educadores visando a profissionalização dos serviços de acolhimento; o Com Tato, que oferece psicoterapia individualizada gratuita às crianças e adolescentes que estão nos serviços de acolhimento; o Grupo Nós, que apoia e acompanha jovens no processo de desligamento do serviço de acolhimento e transição para a vida autônoma; o Apadrinhamento Afetivo, que propicia convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, que possuem poucas chances de retorno familiar ou adoção, por meio de voluntários comprometidos com o papel de madrinha ou padrinho afetivo. O Instituto executa também um serviço de acolhimento familiar, o Famílias Acolhedoras, que realiza acolhimento excepcional e provisório de crianças separadas de suas famílias, em famílias voluntárias formadas e acompanhadas para acolhê-las temporariamente até que possam retornar à família de origem ou, quando isso não é possível, serem encaminhadas a uma família substituta.
A partir da percepção da necessidade de ampliação do impacto e da oportunidade de participar mais ativamente de agendas legislativas e executivas que podem garantir os direitos de crianças e adolescentes em acolhimento, foi instituída uma área de Advocacy dentro do IFH, com objetivos claros e estratégias definidas.
Ao longo desses 15 anos, mais de 15 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados pelos programas do IFH. Foram mais de 1.500 serviços de acolhimento parceiros em todo o Brasil, cerca de 6mil voluntários se dedicando a nossos programas, 8 mil profissionais formados e mais de 30 mil livros distribuídos aos serviços parceiros.
O compromisso com o compartilhamento de conhecimento, fez com que o Instituto sistematizasse todos os seus programas em publicações, vídeos, fichas de atividades entre outros materiais. Assim, a metodologia pode ser replicada pelo Brasil todo e até mesmo em outros países como Costa Rica, Portugal e Argentina. Todo esse material, é disponibilizado gratuitamente no site do IFH e rende frutos importantes, como a replicação autônoma do Fazendo Minha História em diversos municípios, a utilização de diversas estratégias do Grupo nÓs por outros abrigos e muitas trocas técnicas Brasil afora. Foram mais de 15 publicações, com esse objetivo.
A equipe do IFH lançou ainda livros infantis, sensibilizando crianças e adultos para a delicadeza do momento do acolhimento, o valor da relação entre irmãos acolhidos, o trabalho que gera revoluções de um bom educador. São eles a História de Pedro, A História da Jabuticaba, Ledazeda e a Menor Ilha. Em 2013, lançamos o livro Esta é a Nossa História, que traz histórias de 29 crianças e adolescentes que estão ou estiveram em serviços de acolhimento, narradas por elas próprias e por familiares, amigos, voluntários ou profissionais dos serviços de acolhimento. A chance de sairmos de uma história única e percebermos que todas as histórias tem um narrador que a conta, como a viveu e a sente.
O Instituto desenvolve diversas ações em parceria com outras organizações, sempre no sentido de contribuir com o universo dos serviços de acolhimento e com a formação integral das crianças e adolescentes que neles vivem.
O reflexo de todo trabalho se dá através de reconhecimento relevantes que nos foram confiados nos últimos anos:
- Prêmio Rumos da Educação, do Itaú Social, e Prêmio Criança, da Fundação Abrinq em 2009;
- Prêmio Pontinho de Cultura, do Ministério da Cultura em 2009 e 2010;
- Prêmio CLAUDIA, da Editora Abril e Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil em 2011;
- Ganhamos o FIES, Fundo Itaú de Excelência Social em 2011 e 2015;
- Prêmio Todos por um Brasil de Leitores, do MINC em 2015;
- Em 2016 estivemos entre os finalistas do Prêmio Visionaris, que reconhece empreendedores sociais de destaque;
- Ganhamos o Criança Esperança (rede Globo em parceria com a Unesco) e o Prêmio de 100 Melhores Ongs pelo Instituto Doar e Revista Época em 2017;
- Prêmio Criança pela Fundação Abrinq pelo Serviço Família Acolhedoras em 2018;
- Prêmio Melhor Ong da Região Sudeste e 100 Melhores ONGs também em 2018;
- Prêmio 100 Melhores Ongs pelo Instituto Doar em 2019
SAIBA MAIS
daniela@fazendohistoria.org.br
contato@fazendohistoria.org.br
www.fazendohistoria.org.br
facebook: instituto.fazendohistoria
Instagram: @institutofazendohistoria
Linkedin: linkedin.com/in/instituto-fazendo-historia-6b18a9172